quarta-feira, 20 de abril de 2011

Formatos de Imagens

Buenas Tarde Personas!

Você é acostumado a ver milhares de imagem todos os dias, seja ela fotos pessoais, anúncios diversos, capa de revistas, entre outros. Também já deve ter escutado falar em Pixels, qualidade de imagem, etc. Mas você sabe o que significa e pra que serve ? Hoje vou tirar sua dúvida e explicar a diferença dos formatos de imagens.

PIXEL 

PIXEL = PIcture x ELement

A palavra vem da junção das palavras  PICture e ELement, que significam imagem e elemento, respectivamente. Da mesma forma que o movimento pontilista usa uma série de pequenas 'manchas' de tinta para formar uma imagem, milhões de pixels podem ser combinados para criar uma imagem detalhada e aparentemente continua.

Cada pixel contém uma série de números que descrevem a sua cor ou intensidade. A precisão com a qual cada pixel pode especificar sua cor é chamada de profundidade de bit ou profundidade de cor. Quanto mais pixels uma imagem tem, maior a capacidade de representar detalhes ela tem.



Agora precisamos saber os Formatos de Imagens que podemos usar para salvá-las.


JPEG

É o mais usado. A sua forma de ler os pixels de uma imagem faz com que o seu tamanho seja compactado. Uma imagem possui muitos pixels parecidos, sendo assim o jpeg consegue ler os pixels iguais e contabiliza uma sequência ao invés de contabilizar um por um. Isso diminui o tamanho do arquivo e a imagem fica clara.



GIF

É o termo dado às animações formadas por várias imagens compactadas numa só. Dando a impressão de movimento. É utilizado para compactar objetos em jogos eletrônicos, para usar como emoticon em mensageiros instantâneos e para enfeitar sites na Internet.





BITMAP

São imagens que contém a descrição de cada pixel, podendo ser em escala de cinza ou colorido. Normalmente os pixels são formados no padrão RGB (Red, Green, Blue), que utiliza três números inteiros para representar as cores vermelho, verde e azul ou RGBA (quando o formato possui transparência, sendo A o nível de alfa de cada pixel). Não recomendado para fotografias.



PNG

Permite comprimir as imagens sem perda de qualidade e retirar o fundo de imagens. A transparência é capaz de definir o nível de opacidade de cada pixel, adequando-se a qualquer fundo de um site ou apresentação, sem serrilhamento, algo que não se consegue com os outros formatos populares.



E são essas as opções que temos para salvar nossas imagens. Sabendo o diferencial de cada uma, agora sabemos qual é a melhor para cada imagem. Espero que eu tenha ajudado.

Uma ótima semana a todos.

Kisses.

Nenhum comentário: