sexta-feira, 15 de abril de 2011

Design de Folders

Boa tarde People!

Quem nunca teve vontade de criar um folder para divulgação de sua empresa, ou algum trabalho pessoal que você ou algum conhecido seu faz ? É por isso que hoje dando continuidade ao post anterior sobre truques do Power Point vou ajudá-los a criar folders chamativos e atraentes para seu trabalho.

Antes de tudo. Você sabe o que significa Folder ?

Folder é o nome utilizado no Brasil para designar um tipo de impresso publicitário parecido com o flyer, só que com dobras. É utilizado quando se quer passar uma grande quantidade de informações, ou então quando se faz necessário dar uma aparência estética a alguma mensagem publicitária.

O folder é dividido em dois grupos: o Institucional e o Promocional.
O Folder Institucional apresenta a empresa ou o profissional como um todo. E o Folder Promocional utilizado para a divulgação de preço, vantagens e informação dos produtos ou serviços.

Podemos também produzir o folder institucional e o promocional juntos, mas é preciso tomar cuidado para não sobrecarregar com informações que podem prejudicar a marca ou perder o foco e o objetivo da divulgação.


Os folders são uma ferramenta poderosa para a comunicação, mas necessitam de layout (arte), impressão e acabamento profissional para produzirem o retorno adequado do investimento.

No post anterior 'Truques do PowerPoint', aprendemos a dividir uma folha em três partes iguais, dando o formato exato das dobras do nosso folder. Caso você não tenha visto, sugiro que dê uma passadinha no post anterior antes de dar continuidade aqui.

O folder é dobrado conforme a seqüência dos argumentos.

CAPA: Contém o chamado principal que deve despertar a curiosidade para a abertura do mesmo.
CONTRA CAPA: Ao abrir é a dobra de dentro. Possui detalhamento do que a capa anuncia, concluindo a mensagem que apresenta na capa.

VERSO: A última dobra (externa) fica em geral reservada para os dados como endereço, telefones, e-mails e outras informações como espaço para inclusão dos distribuidores, representantes, mapas de localização e outras informações de contato.



PARTE INTERNA I: Continuidade da Contra Capa. Ela pode conter uma breve apresentação com explicações sobre o produto ou serviço.


PARTE INTERNA II: Recomenda-se nessa parte colocar imagens demonstrativas em grande tamanho, com pouco texto.

PARTE INTERNA III: Nessa parte se conclui a explicação do seu produto ou serviço.


Lembrando que não é obrigatório seguir exatamente o que foi escrito aqui. Cada um pode expor suas idéias, informações da forma que achar melhor. São apenas dicas de design para seu folheto se tornar mais dinâmico e ganhar a atenção do seu cliente.

O legal é sempre seguir as dicas de design do post 'Design para quem não é Designer', para seguir o planejamento visual bem dinâmico, divertido e diferente.

Nós sabemos que o Folder é o contato mais íntimo do que oferecemos com nosso cliente; Portanto, minhas dicas além das descritas acima são:
  • Na Capa, sempre utilize palavras chaves que chamam atenção, bem como podemos usar imagens chamativas, ou algo que prenda a atenção do nosso cliente potencial.
  • Não tenha medo de usar Letras Grandes.
  • Cuidado para não enxer o folder de informações em excesso, cansando o leitor de continuar a leitura.
  • As palavras chaves é legal estar sempre em Contraste.

Veja abaixo exemplos bem criativos, ousados e chamativos de folders.







Não tenha medo de usar sua criatividade. E espero que minhas dicas tenham sido úteis.



Um ótimo final de semana a todos!

Kisses.

Um comentário:

Celso Werner disse...

Marina, voce que fez esse folder da galinha? Ficou muito bacana. Pode fazer um trabalho pra mim? te passo a ideia e vc complementa com seu conhecimento na parte visual, pode ser? multimicro.sc@hotmail.com

Att. Celso Werner