quarta-feira, 30 de março de 2011

Dicas para um Bom Currículo

Boa tarde Pessoas.


Já ouvi várias vezes um consultores de RH dizendo: "Às vezes o candidato é ótimo, mas transmite uma péssima imagem por apresentar um Currículo ruim."

E por isso vou compartilhar com vocês algumas dicas úteis para criar um bom currículo. Aprendidas tanto com meu Professor Valente quanto com algumas experiências que obtive no decorrer do tempo.




1 Só mande foto se isso for solicitado por quem está fazendo a seleção. E se for mandar, escolha com bom senso alinhando com sua área profissional. 

2 Não é preciso escrever que se trata de um currículo, muito menos faça isso em latim.

3 Os números dos seus documentos só devem ser fornecidos quando solicitados. Normalmente isso ocorre no momento da contratação.

4 Os nomes dos seus pais são informações totalmente desnecessárias.

5 O formato da letra e cor devem seguir o padrão básico. Prefira o preto nos tipos convencionais como Times New Roman e Arial.

6 As características de sua personalidade serão checadas na entrevista ou em uma dinâmica de grupo. No currículo, esses termos não colaboram em nada para o conhecimento do seu perfil profissional. Nunca Minta.

7 É desnecessário dizer que seu nível no idioma é básico, apenas diga se for intermediário ou fluente.

8 Retire as experiências que não estão relacionadas com seu objetivo profissional.

9 Coloque a data de entrada e de saída da empresa e não apenas o tempo em que permaneceu no local.

10 As informações de sua experiência profissional devem estar em ordem decrescente. Ou seja, seu último emprego ou o atual devem vir no topo da lista.

11 Se as funções desempenhadas em cada empresa forem semelhantes, coloque esses dados no campo de sua qualificação. Prefira destacar os resultados obtidos em cada local em que já trabalhou.

12 Coloque informações sobre suas atividades extras profissionais apenas se elas forem atuais. Mesmo assim, deve-se tomar cuidado. Se você não tiver o perfil arrojado, prefira o modelo clássico.




Você pode observar nesse currículo que apresenta mais formalidade, bem como profissionalismo. E também mantém um padrão visual e estético muito legal e diferente.

Mas se quiser sair do tradicional currículo e ser um pouco mais ousado e original, pode utilizar sua criatividade e inovação sem fugir da formalidade e profissionalismo. Utilizando a Web 2.0, como por exemplo a ferramenta apresentada aqui, o Prezi

Clique no link abaixo e veja exemplos bem legais.

Currículo de Tony Martinez
Currículo de Krista Gregg
Currículo de Christopher Spurlock






Para quem está a procura de uma nova oportunidade está aqui minha dica. Espero que eu tenha ajudado. Boa sorte e muito sucesso.

Tenham uma ótima quarta!

Besitos.

Nenhum comentário: