sábado, 16 de abril de 2011

Design de Cartazes

Buenas Tardes Galera.

Após aprendermos sobre 'Design de Folders', venho compartilhar um pouco sobre o Design de Cartazes. Que apesar de ter bastante coisa em comum entre eles, o Cartaz é uma abordagem mais visual, o público alvo apenas o visualiza e o lê.

O cartaz é uma peça indispensável. Podendo ter como objetivo: 

ANUNCIAR: Caráter comercial, apresenta um novo produto, estimula o consumo.
INFORMAR: Traz novas informações, essenciais para o conhecimento do público.

ORIENTAR: Serve para direcionar o público, como os que indicam as seções de uma loja.

ENSINAR: Didáticos ou ilustrativos de palestras e aulas. Peças utilizadas na apresentação de trabalhos em congressos e eventos do tipo.

FORMAR: Massificam um conhecimento ou informação, atuando na formação da opinião pública. São próprios das campanhas educativas de saúde, esportes, políticas, etc.


O cartaz pode ser feito para ser afixado em diversos locais: na vidraça de uma vitrina, no muro, na parede interna de um prédio, num painel de rua, etc. E a localização do cartaz pode se dar em locais restritos, para um público dirigido, bem como em locais de grande movimento, para atingir um público amplo.

Minha dica é sempre seguir o 'Design para quem não é designer'. Ou seja, sempre manter um padrão do planejamento visual. Se fizer um folder para seu trabalho, mantenha o mesmo padrão no cartaz.

O cartaz pode ser feito em diversos formatos e tamanhos. Porém eu recomendo fazer sempre na Vertical e tamanho folha A4. Mas tudo vai depender do seu objetivo, etc.

No cartaz você pode utilizar as mesmas dicas que usei no Folder. Letras grandes, em contraste, com imagens chamativas, etc. Só devemos nos atentar que o cartaz o público pode estar apenas de passagem e dar uma olhada, então não podemos encher de informações, porque eles não vão ficar lendo. Então tem que ser bem básico, rápido e direto. Chamando a atenção dele, e fazendo com que ele leve o folder (se caso estiver disponível junto com o cartaz) junto com ele.

Veja abaixo exemplos de Cartazes Criativos e Chamativos.


Agora utilize seus conhecimentos aprendidos e sua criatividade e mãos à obra.
Ótimo final de semana a todos!

Beijos.

Um comentário:

Isabel D. disse...

Adorei o blog!
Tem informações muito interessantes e úteis, além de muito bem apresentadas.
Parabéns!!!