Boa tarde People!
Quem nunca teve vontade de criar um folder para divulgação de sua empresa, ou algum trabalho pessoal que você ou algum conhecido seu faz ? É por isso que hoje dando continuidade ao post anterior sobre truques do Power Point vou ajudá-los a criar folders chamativos e atraentes para seu trabalho.
Antes de tudo. Você sabe o que significa Folder ?
Folder é o nome utilizado no Brasil para designar um tipo de impresso publicitário parecido com o flyer, só que com dobras. É utilizado quando se quer passar uma grande quantidade de informações, ou então quando se faz necessário dar uma aparência estética a alguma mensagem publicitária.
O folder é dividido em dois grupos: o Institucional e o Promocional.
Os folders são uma ferramenta poderosa para a comunicação, mas necessitam de layout (arte), impressão e acabamento profissional para produzirem o retorno adequado do investimento.
O Folder Institucional apresenta a empresa ou o profissional como um todo. E o Folder Promocional utilizado para a divulgação de preço, vantagens e informação dos produtos ou serviços.
Podemos também produzir o folder institucional e o promocional juntos, mas é preciso tomar cuidado para não sobrecarregar com informações que podem prejudicar a marca ou perder o foco e o objetivo da divulgação.
Os folders são uma ferramenta poderosa para a comunicação, mas necessitam de layout (arte), impressão e acabamento profissional para produzirem o retorno adequado do investimento.
No post anterior 'Truques do PowerPoint', aprendemos a dividir uma folha em três partes iguais, dando o formato exato das dobras do nosso folder. Caso você não tenha visto, sugiro que dê uma passadinha no post anterior antes de dar continuidade aqui.
O folder é dobrado conforme a seqüência dos argumentos.
CAPA: Contém o chamado principal que deve despertar a curiosidade para a abertura do mesmo.
CONTRA CAPA: Ao abrir é a dobra de dentro. Possui detalhamento do que a capa anuncia, concluindo a mensagem que apresenta na capa.
VERSO: A última dobra (externa) fica em geral reservada para os dados como endereço, telefones, e-mails e outras informações como espaço para inclusão dos distribuidores, representantes, mapas de localização e outras informações de contato.
PARTE INTERNA I: Continuidade da Contra Capa. Ela pode conter uma breve apresentação com explicações sobre o produto ou serviço.
PARTE INTERNA II: Recomenda-se nessa parte colocar imagens demonstrativas em grande tamanho, com pouco texto.
PARTE INTERNA III: Nessa parte se conclui a explicação do seu produto ou serviço.
Lembrando que não é obrigatório seguir exatamente o que foi escrito aqui. Cada um pode expor suas idéias, informações da forma que achar melhor. São apenas dicas de design para seu folheto se tornar mais dinâmico e ganhar a atenção do seu cliente.
O legal é sempre seguir as dicas de design do post 'Design para quem não é Designer', para seguir o planejamento visual bem dinâmico, divertido e diferente.
Nós sabemos que o Folder é o contato mais íntimo do que oferecemos com nosso cliente; Portanto, minhas dicas além das descritas acima são:
- Na Capa, sempre utilize palavras chaves que chamam atenção, bem como podemos usar imagens chamativas, ou algo que prenda a atenção do nosso cliente potencial.
- Não tenha medo de usar Letras Grandes.
- Cuidado para não enxer o folder de informações em excesso, cansando o leitor de continuar a leitura.
- As palavras chaves é legal estar sempre em Contraste.
Veja abaixo exemplos bem criativos, ousados e chamativos de folders.
Não tenha medo de usar sua criatividade. E espero que minhas dicas tenham sido úteis.
Um ótimo final de semana a todos!
Kisses.
Um comentário:
Marina, voce que fez esse folder da galinha? Ficou muito bacana. Pode fazer um trabalho pra mim? te passo a ideia e vc complementa com seu conhecimento na parte visual, pode ser? multimicro.sc@hotmail.com
Att. Celso Werner
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